O projeto ACCELERAMED pretende implementar um programa sistematizado de transferência de tecnologia e aceleração de resultados de I&D que contribua com ferramentas e metodologias efetivas para o desenvolvimento e consolidação de um ecossistema de inovação em torno das entidades científicas no setor médico, como meio de promover a cooperação com a indústria, incentivando-se a interação entre entidades de ensino superior, centros de investigação, incubadoras e parques científicos e tecnológicos que pretendam apoiar o surgimento de novas empresas de base tecnológica, sob a forma de spinoffs, nas áreas de intervenção do projeto.

O processo de transferência de tecnologia e conhecimento científico, apesar de ser uma prática consolidada em Portugal, apresenta ainda lacunas, principalmente no que respeita ao diálogo entre as entidades produtoras e tomadores de resultados de I&D e, por outro lado, as entidades do SCTN apresentam também algumas fragilidades no que respeita à capacidade de orientação dos seus recursos humanos (pessoal docente e investigadores) para o desenvolvimento de spinoffs, enquanto mecanismos de exploração do conhecimento e das tecnologias desenvolvidas dentro de portas.

Torna-se então fundamental o desenvolvimento de atividades que toquem, ao mesmo tempo, a aceleração dos processos de transferência tecnológica, ao mesmo tempo que promovam a validação dessas mesmas tecnologias, orientando a sua integração no mercado e potenciando os resultados da sua exploração.

O projeto ACCELERAMED procura dar resposta a estes desafios, desenvolvendo um conjunto de iniciativas:

  1. Identificação e avaliação de resultados de investigação e tecnologias com potencial, em fase early-stage, potenciando as oportunidades de aplicação no mercado e aceleração tecnológica.
  2. Criar uma rede de parceiros-chave do ecossistema de transferência de tecnologia e inovação disponíveis em manter uma interação regular e num contexto de proximidade com os projetos e tecnologias identificados.
  3. Criar modelos de early-stage screening de resultados de IDI, potenciando esses mesmos resultados através da evidenciação do seu potencial.
  4. Criar mecanismos de interface dos centros de investigação com as empresas no sentido de identificar oportunidades de desenvolvimento tecnológico e aplicação de resultados de l&D no sector empresarial, através da auscultação das empresas e da disponibilização de ferramentas efetivas de apoio aos processos de transferência de tecnologia.
  5. Dinamizar programas de capacitação de investigadores em tópicos de empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual, essenciais para o desenvolvimento spinoffs e outros resultados de exploração de tecnologia e conhecimento científico.
  6. Selecionar e validar tecnologia com potencial de aceleração que resulte em iniciativas empresariais e passiveis de enquadramento em diferentes instrumentos de financiamento nacional e europeu.
  7. Desenvolver ações de promoção e disseminação do projeto, tendo em vista a identificação de tecnologia com potencial, ignition partners, investigadores, empresas e agentes do ecossistema de inovação e de transferência de tecnologia.

Os parceiros do projeto ACCELERAMED são a B.ACIS – Centro de Inovação em Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e o CCG – Centro de Computação Gráfica, Unidade de Interface da Universidade do Minho para a economia digital.

O projeto ACCELERAMED é cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).