O projeto ACCELERAMED conta com um conjunto de parceiros-chave do ecossistema de transferência de tecnologia e inovação, com experiência comprovada na área,  que apoiam os processos de tomada de decisão, mentoria e aconselhamento. Os Ignition Partners terão um papel importante no desenvolvimento sustentável das tecnologias, proporcionando condições favoráveis à aceleração e ao potencial lançamento de soluções disruptivas no mercado.

Alexandre Mendes é CEO na Subvisual. Participou como diretor executivo da Startup Braga no desenvolvimento de programas de empreendedorismo e apoio ao desenvolvimento de startups

Bárbara Gomes é CEO do AccelBio, o Laboratório Colaborativo que pretende promover a translação da inovação para a indústria farmacêutica. Bárbara Gomes tem experiência em transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo, e desenvolvimento de negócios. Bárbara já foi responsável pela Transferência de Tecnologia no Instituto de Medicina Molecular (iMM), onde exerceu funções relacionadas com a promoção e valorização de resultados científicos, desde a identificação de invenções até ao seu licenciamento, bem como o estabelecimento de colaborações com a indústria farmacêutica e biotecnológica.

Francisco Duarte é Professor no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e membro do grupo de investigação SEMAG do Centro Algoritmi, e Investigador Afiliado do CCG/ZGDV Research Institute.

Joana Branco é diretora executiva do Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia. Com um doutoramento em Ciências Biomédicas (Baylor College of Medicine – Houston, EUA; ICBAS-Universidade do Porto), especializou-se em Empreendedorismo na Porto Business School. Como parte da equipa do Biocant desde 2015, tem aplicado o seu conhecimento e experiência no apoio à criação de novas empresas, transferência de tecnologia e desenvolvimento de negócios intensivos em conhecimento. Foi igualmente fundadora da Gene Predit, uma empresa de desenvolvimento de novas terapias.

João Pedro Ribeiro é Co-Fundador e CEO da PeekMed, empresa que desenvolveu um sistema de planeamento e simulação para cirurgia ortopédica baseado em inteligência artificial. Com formação em Engenharia Biomédica e mestrado em Informática Médica, Imagem Médica e Inteligência Artificial pela Universidade do Minho, considera-se um apaixonado pela interseção entre tecnologia, inteligência artificial e ciências da vida.

Lorena Diéguez é CEO e co-fundadora da RUBYnanomed, uma empresa spin-off do INL que visa trazer para o mercado o primeiro dispositivo não invasivo para monitorização da progressão do cancro da mama metastático e seleção da melhor terapia, que isola células tumorais circulantes por meio de biópsia líquida diretamente de amostras de sangue total. É também líder do grupo de Investigação em Dispositivos Médicos do INL. A sua investigação é dedicada à Investigação Médica Translacional, em estreita colaboração com hospitais, e centra-se no desenvolvimento de ferramentas e soluções baseadas em microfluídica, biossensores e nanotecnologia para o diagnóstico precoce de doenças.

Maribel Santos é Professora Catedrática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, tendo sido igualmente Vice-Presidente da Escola de Engenharia e Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Miguel Amador é Chief Innovation Officer da Complear, focada em apoiar o processo de certificação de dispositivos médicos com foco em Digital Health. Anteriormente foi Business Creation Lead do EIT Health Innostars, Health and Nanotech Program Manager da Startup Braga, e fundador de várias startups na área de Digital Health.

Patrícia Patrício integra a equipa executiva do Health Cluster Portugal, o pólo nacional de competitividade da Saúde, como Diretora de Inovação. É sócia co-fundadora da empresa Bn’ML – Behavioral & Molecular Lab, que desenvolve serviços de investigação pré-clínica de fármacos e dispositivos médicos. É, desde 2020, diretora nacional na Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e vogal da direção da B.acis – Centre for Health Innovation da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Faz parte da Innovation team – Startup city Braga, da Global Startup cities initiative.

Paulo Cortez é professor catedrático do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, e também diretor-adjunto do centro ALGORITMI, unidade de I&D da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Sónia Ferreira é fundadora e CEO da BestHealth4U, empresa que criou em 2017. É formada em Engenharia Biomédica e Biofísica e em Gestão de Serviços de Saúde. Todo o seu know-how e experiência fez com que em 2022 aceitasse o convite do Ministério da Economia e do Mar para integrar o “Grupo de Trabalho de Economia e Saúde”, em colaboração com o Ministério da Saúde.