Da bancada ao mercado:
Aceleração de projetos nas Ciências da Vida e da Saúde
27 de junho
Escola de Medicina, Universidade do Minho, Braga
PROGRAMA
Sessões Pré-conferência
Sessão paralela 1
10:00 – 12:30
Brokerage Event – Tech4Health:
Desafios para as TIC nas áreas da Saúde, Biotecnologia e Ciências da Vida
Uma oportunidade de interação direta entre empresas e investigadores, através de sessões de trabalho e partilha de conhecimento, onde se pretende identificar os principais desafios e necessidades de desenvolvimento de novos produtos e serviços na área da saúde, biotecnologia e ciências da vida, em que as TIC são o elemento diferenciador. O principal objetivo é discutir os principais desafios tecnológicos das empresas e avaliar propostas de I&D por parte dos investigadores envolvidos, em temáticas como: oncologia, doenças infeciosas, neurociências e doenças neurodegenerativas, ou técnicas cirúrgicas e de apoio à cirurgia. Espera-se o encontro de sinergias e a criação de novas linhas de investigação, como ponto de partida para futuras colaborações.
Sessão paralela 2
11:00 – 12:30
Workshop – Regulamentação e Certificação de Dispositivos e Software Médicos
Miguel Amador (Complear)
Destinado a empresas, investigadores e profissionais de saúde, o workshop abordará os principais aspetos e desafios da regulamentação de dispositivos médicos e software médico, com foco especial nas implicações do novo Regulamento de Dispositivos Médicos (MDR). Serão discutidos temas como a classificação de dispositivos, processo de aprovação regulatória, requisitos de qualidade e segurança, conformidade pós-comercialização, validação de sistemas, segurança cibernética, privacidade de dados e considerações éticas e legais. O objetivo é capacitar os participantes a compreender e incorporar esses requisitos regulatórios desde as fases iniciais de investigação e desenvolvimento de produtos, visando a conformidade, segurança e eficácia dos dispositivos e software médico no mercado.
AGENDA CONFERÊNCIA
12:30 – 14:00
Almoço de networking
14:00 – 14:15
Boas vindas & apresentação dos objetivos da sessão
Jorge Pedrosa (Presidente da B.ACIS – Universidade do Minho)
Ricardo Machado (Presidente do Centro de Computação Gráfica – Universidade do Minho)
14:15 – 15:15
PROJETO ACCELERAMED: Resultados do projeto e lições aprendidas
Marta Catarino (Coordenadora do projeto Acceleramed)
15:15 – 15:45
KEYNOTE SPEAKER – O caso de sucesso da PeekMed
João Pedro Ribeiro (CEO e co-founder da PeekMed)
15:45 – 16:00
Coffee break
16:00 – 17:15
MESA REDONDA – Desafios e oportunidades na translação de resultados de I&D no mercado nas Ciências da Vida e da Saúde
Moderação – Patrícia Patrício (Diretora de Inovação do Health Cluster Portugal)
Panelista – André Albergaria (Coordenador da Unidade de Investigação e Inovação do i3S)
Panelista – Sónia Ferreira (CEO e Founder da BestHealth4U)
Panelista – Bárbara Gomes (CEO do CoLAB AccelBio)
Panelista – Lorena Diéguez (CEO da RUBYnanomed)
17:15 – 17:30
Encerramento – conclusões e próximos passos
Oradores
Bárbara Gomes é CEO do AccelBio, o Laboratório Colaborativo que pretende promover a translação da inovação para a indústria farmacêutica. Bárbara Gomes tem experiência em transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo, e desenvolvimento de negócios. Bárbara já foi responsável pela Transferência de Tecnologia no Instituto de Medicina Molecular (iMM), onde exerceu funções relacionadas com a promoção e valorização de resultados científicos, desde a identificação de invenções até ao seu licenciamento, bem como o estabelecimento de colaborações com a indústria farmacêutica e biotecnológica.
João Pedro Ribeiro é Co-Fundador e CEO da PeekMed, empresa que desenvolveu um sistema de planeamento e simulação para cirurgia ortopédica baseado em inteligência artificial. Com formação em Engenharia Biomédica e mestrado em Informática Médica, Imagem Médica e Inteligência Artificial pela Universidade do Minho, considera-se um apaixonado pela interseção entre tecnologia, inteligência artificial e ciências da vida.
Lorena Diéguez é CEO e co-fundadora da RUBYnanomed, uma empresa spin-off do INL que visa trazer para o mercado o primeiro dispositivo não invasivo para monitorização da progressão do cancro da mama metastático e seleção da melhor terapia, que isola células tumorais circulantes por meio de biópsia líquida diretamente de amostras de sangue total. É também líder do grupo de Investigação em Dispositivos Médicos do INL. A sua investigação é dedicada à Investigação Médica Translacional, em estreita colaboração com hospitais, e centra-se no desenvolvimento de ferramentas e soluções baseadas em microfluídica, biossensores e nanotecnologia para o diagnóstico precoce de doenças.
Miguel Amador é Chief Innovation Officer da Complear, focada em apoiar o processo de certificação de dispositivos médicos com foco em Digital Health. Anteriormente foi Business Creation Lead do EIT Health Innostars, Health and Nanotech Program Manager da Startup Braga, e fundador de várias startups na área de Digital Health.
Patrícia Patrício integra a equipa executiva do Health Cluster Portugal, o pólo nacional de competitividade da Saúde, como Diretora de Inovação. É sócia co-fundadora da empresa Bn’ML – Behavioral & Molecular Lab, que desenvolve serviços de investigação pré-clínica de fármacos e dispositivos médicos. É, desde 2020, diretora nacional na Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e vogal da direção da B.acis – Centre for Health Innovation da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Faz parte da Innovation team – Startup city Braga, da Global Startup cities initiative.
Sónia Ferreira é fundadora e CEO da BestHealth4U, empresa que criou em 2017. É formada em Engenharia Biomédica e Biofísica e em Gestão de Serviços de Saúde. Todo o seu know-how e experiência fez com que em 2022 aceitasse o convite do Ministério da Economia e do Mar para integrar o “Grupo de Trabalho de Economia e Saúde”, em colaboração com o Ministério da Saúde.